21 novembro 2017

Face a Face Poliédrica

Nos dia 14 e 21 de novembro os bolsista do subprojeto matemática PIBID/UVA realizaram uma oficina com o jogo  Face a Face Poliédrica com o objetivo de  Obter conhecimento sobre a geometria espacial, com foco na composição e identificação de formas e sólidos geométricos.
A Oficina foi desenvolvida no Colégio Dom José Tupinambá da Frota, localizado em Sobral. A atividade foi realizada da seguinte forma:
Cada jogador recebe um conjunto de cartas com nomes de poliedros que ficam sobre as mesas voltadas para cima à frente de cada jogador, e as cartas propriedades são embaralhadas e colocadas no centro das mesas voltadas para baixo. O cartaz é colocado de modo que os jogadores possam vê-lo durante o jogo. Os jogadores escolhem um poliedro do cartaz, sem que seu oponente saiba qual é, e registram o nome do poliedro escolhido. O objetivo de cada jogador é descobrir o poliedro de seu oponente.
Decide-se quem começa e, a partir daí, os participantes ou as duplas jogam alternadamente. Na sua vez, o jogador retira uma carta do baralho de propriedades e pergunta a seu oponente se o poliedro escolhido por ele tem aquela propriedade. O oponente deve responder apenas sim ou não. O jogador deverá excluir os poliedros que não lhe interessam. Por exemplo, se a carta retirada contiver “Algumas faces” e a resposta for sim, ficam excluídos todos os poliedros que não contêm nenhuma face triangular; porém, se a resposta for não, significa que o poliedro escondido não tem faces triangulares, o que exclui todas as pirâmides, o octaedro e os primas de base triangular.
O outro jogador procede do mesmo modo.
Ganha o jogo que acertar o nome do poliedro escolhido por seu oponente.




Foto: Bruna Rodrigues




Foto: Bruna Rodrigues

Possibilitar a construção gradativa de conceitos geométricos, pois permite através da atividade concretizar diversas situações que servem como ponto de partida para exploração do conhecimento das formas geométricas, sendo um exercício rico para o desenvolvimento do raciocínio lógico do participante. Desta forma, bolsistas atuantes na escola já mencionada, desenvolveram está oficina como forma de ensino e aprendizado a Geometria Espacial.



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››