08 junho 2017

Nos dias 10 e 24 de maio de 2017 no turno vespertino, foi aplicada a oficina “Comando” pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuantes na escola Dom José tupinambá da Frota.

Foto: Hynara Lyvia
A oficina consiste em trabalhar as operações de números decimais e potências de base 10. Com o intuito de estimular o espírito competitivo entre os alunos, foi aplicada com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Essa atividade foi trabalhada com 4 duplas, cada aluno recebe um tabuleiro e uma ficha com sinal de “menos” e cada dupla recebi 15 cartas numeradas de 0 a 14.
São embaralhadas todas as cartas e cada jogador da dupla recebe 3 cartas e o estante ficam sobre a mesa viradas para baixo.
Existem 10 cartas de comando que o professor irá sortear e as duplas deveram chegar ao valor exato ou mais próximo da carta de comando sorteada.
A dupla que conseguir chegar ao valor exato ou o mais próximo possível, ganhará 3 pontos e a dupla que chegar no segundo valor mais próximo ganha 2 pontos. Vencerá a dupla que acumular mais pontos.

Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva

A aplicação da oficina foi ótima sendo a participação e desempenho satisfatório dos alunos, despertando interesse em aprender e desenvolver as operações assim acumulando mais pontos e vencendo.
  

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››