04 maio 2017

Nas Terças pela manhã, na Escola Dom José Tupinambá da Frota, acontecem as aplicações do Projeto intitulado "+Matemática", ministrado por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Iniciação a Docência) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com alunos de 1° ano do turno vespertino.
O Projeto consiste em auxiliar os alunos em suas dificuldades relacionadas a Matemática com aulas, exercícios, avaliações e jogos. Cada etapa do projeto durará em torno de 3 meses, esta primeira etapa tem como assunto principal as quatro Operações básicas - Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

Antes de cada etapa será realizada a aplicação de um questionário avaliativo para saber quais obstáculos os alunos encontram. Para esta primeira, o questionário foi realizado em forma de questões com contas sobre as operações básicas com o intuito de saber o nível de dificuldades encontradas pelos alunos e quais as operações em maiores dificuldades.

As aulas desse mês foram sobre adição e Subtração. No primeiro dia foi realizada a apresentação do projeto e dos seus respectivos aplicadores. Deu-se início com desafios e curiosidades que envolviam as operações a serem utilizadas no decorrer do mês, como forma de estímulo ao aprendizado dos alunos. Logo em seguida, começo-se a introdução a adição, suas propriedades e resolução de exemplos com questões contextualizadas.

Primeiro dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.




No segundo dia, foi revisado o conteúdo da aula anterior e dado início a introdução de subtração, com resolução de exemplos de questões contextualizadas, seguidas no fim da aula, pela aplicação de uma lista de exercícios sobre a Adição e Subtração.

Segundo dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.





Segundo dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.




A correção dos exercícios foi realizada no terceiro dia, onde os alunos participaram e puderam demonstrar ainda mais interesse.

Terceiro dia da aplicação do "+Matemática" com alunos do 1° ano.





O material utilizado no decorrer do mês foi uma apostila produzida pelos bolsistas atuantes da escola e encontra-se disponível no link: TD +Matemática

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››