12 maio 2017

Dia Nacional da Matemática - I Copa Pitágoras




Aconteceu no dia 05 de Maio de 2017 a comemoração do Dia Nacional da Matemática. Os bolsistas atuantes na escola Dom José Tupinambá da Frota realizaram a I Copa Pitágoras com alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio do turno da manhã.

Foto: Mailane Silva
Foto: Edson Sousa
A Copa é uma competição onde os alunos teriam que resolver questões que envolvesse o Teorema de Pitágoras. Tem por objetivo estimular a competição e aperfeiçoar os conhecimentos referentes ao Teorema. Foi desenvolvida com duas turmas de 12 alunos divididos em dois grupos com 6 pessoas cada e em três fases.

Foto: Edson Sousa

Foto: Edson Sousa

Na primeira fase, cada aluno recebeu uma ficha contendo uma questão contextualizada, na qual todos da equipe poderiam se ajudar, mas os quatro primeiros de cada grupo que solucionassem corretamente a questão passariam para a segunda fase, foi delimitado um tempo de 5 minutos para resolução da questão. A segunda fase segue os mesmos critérios da primeira fase, embora o tempo limite para resolução foi de 8 minutos, dos oito competidores dois passariam para terceira e ultima fase. Na terceira fase, os dois competidores solucionaram a questão proposta no quadro para os demais durante 10 minutos, o primeiro a solucionar corretamente foi o campeão.

Foto: Edson Sousa

Foto: Edson Sousa


Foto: Edson Sousa
Com a realização da I Copa Pitágoras foi possível observar o empenho dos alunos na resolução das questões e a competitividade e a união entre os mesmos, além de desenvolver uma melhor a aprendizagem deste conteúdo no ensino médio.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››