31 agosto 2016

OPMAT "Batalha Naval no Círculo Trigonométrico"

Na quinta-feira do dia 18 de agosto aconteceu na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA),  terceiro encontro da primeira Oficina Pedagógica de Matemática (OPMAT) com o tema Batalha Naval no Círculo Trigonométrico. O momento foi conduzido pelos bolsistas da E.E.M. Sinhá Sabóia e foi dividido em dois momentos.

Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
No primeiro momento houve uma breve explicação sobre o círculo trigonométrico, as formas como pode ser trabalhado em sala de aula, dentre outras coisas. Em seguida deu-se início a confecção do jogo com materiais de baixo custo como isopor, papel eva, algumas impressões, cola e alfinete.
Foto: Karol Freitas
Foto: Karol Freitas
Foto: Márcio Nascimento
No segundo momento houve a execução do jogo. Este era realizado em duplas, onde cada participante iria organizar suas embarcações (feitas com EVA e impressões e alfinetes) de modo que seu oponente não visse. O desafio do jogo era descobrir onde estava a embarcação do outro. Os palpites eram dados com as coordenadas do círculo trigonométrico. Por exemplo, vértice 3 ângulo 2pi; se houvesse alguma embarcação nesta marca o participante tentaria um outro palpite. Ganhava o jogo quem descobrisse a embarcação do oponente mais rápido.

Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
O jogo é muito interessante pois pode ser trabalhado tanto com ângulos em graus como em radianos. O momento foi muito proveitoso e divertido. Pra finalizar houve também uma pequena premiação aos vencedores de cada dupla. Parabéns à Equipe!

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››