21 abril 2015

ESTUDANDO PROPORCIONALIDADE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AREIA - 2ª parte 



No dia 07 de abril, os bolsistas Jonas Farias e Marcela Teles aplicaram a 2ª parte da atividade "ESTUDANDO PROPORCIONALIDADE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AREIA" no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota no turno da manhã, com uma turma de 10 alunos do segundo ano do ensino médio.
 bolsista aplicando a atividade
Na segunda parte os bolsistas juntamente com os alunos separaram os materiais que foram usados, em seguida foi feito o experimento de escoamento de areia para verificar a proporcionalidade entre algumas grandezas.

bolsista explicando a atividade 



Inicialmente os alunos escolherão um tamanho de bocal fixo e variaram a quantidade de areia, para verificar o tempo de escoamento em cada variação. logo, fizeram o inverso: o tamanho dos bocais variaram para uma determinada quantidade de areia. Novamente, o tempo de escoamento foi medido. Com isso, eles evidenciarão dois fatos: quanto maior a quantidade de areia, maior é o tempo de escoamento; quanto maior a área do bocal, menor é o tempo de escoamento.


 alunos na aplicação da atividade
Em seguida foi formulado o seguinte problema para os alunos: dados 2 litros de areia, quais devem ser as quantidades Q1 e Q2, ressaltando que Q1+Q2=2l, a serem distribuídas em dois funis de raio r1 e r2, respectivamente?

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››