31 dezembro 2014

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR LINHARES

No dia 11 de dezembro de 2014 a bolsista Marcela Teles Da Silva apresentou na IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática/SEPMAT - UECE em Fortaleza - CE o trabalho intitulado "O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR LINHARES" em forma de pôster eletrônico. 
O trabalho que tem como autores: Marcela Teles Da Silva e Janaina Muniz Martins, o trabalho é um relato de experiência vivenciado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). No dia 06 de maio de 2014 foram realizadas atividades para difundir o Dia Nacional da Matemática na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, parceira do PIBID, situada na cidade de Groaíras, Ceará. Houve um momento diferenciado, em que se proporcionou aos estudantes muita diversão, organizado pelos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática e bolsistas do PIBID, com participação dos alunos do 1° ao 3° ano nos turnos manhã, tarde e noite.

 inicio
                     
Buscou-se explicar aos estudantes a origem deste dia e propor um momento diferente, em que a Matemática fosse vista de forma divertida, prazerosa e desafiadora, através de jogos que envolviam muita observação e o raciocínio logico, fazendo com que os mesmos pudessem reconhecer a importância deste dia. Também divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos. Além disso, objetivou-se envolver ainda mais os bolsistas do PIBID/UVA na comunidade escolar.
 participação dos Bolsistas

A confecção dos materiais e organização do evento foi responsabilidade dos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática e bolsistas do PIBID/UVA e ocorreu no pátio da escola, onde foram organizadas algumas gincanas onde os alunos do 1º, 2º e 3º ano dos turnos da manhã, tarde e noite participaram e competiram.
professora verificando os jogos
As atividades foram iniciadas por meio de um vídeo que explicava o motivo do surgimento do Dia Nacional da Matemática e em seguida os professores e bolsistas do PIBID/UVA organizaram os alunos de cada turma em equipes. Aplicou-se cinco provas em sequência, todas relacionadas aos conteúdos matemáticos: Palavras Embaralhadas, foi feita a partir de nomes das figuras geométricas, Sudoku, Jogo da Três Dicas, em que os discentes tentaram descobrir uma situação matemática, através das dicas dadas pelo professor, Tangram, jogo que proporcionou ao aluno a se sentir desafiado, pois exercitavam a memória e a habilidade motora e a prova da Esteira, que se dava por meio de perguntas com alternativas relacionadas a conteúdos matemáticos.
 aplicação dos jogos

Para os estudantes foi uma experiência muito rica, pois conheceram um pouco sobre a origem sobre o Dia Nacional da Matemática de maneira prazerosa. Como resultado dessa atividade vale destacar como elemento de maior relevância a participação da escola como um todo, desde o seu diretor como também o envolvimento dos professores de outras áreas e equipe pedagógica e funcionários, na realização das atividades em parceria com os bolsistas PIBID e professores de Matemática.
 Professores

Sobre os jogos escolhidos foram bem aceitos pelos discentes. O Sudoku foi um dos jogos que moveu os alunos em uma disputa motivadora.
 JOGO SUDOKU
A participação dos bolsistas, por meio das diversas práticas, puderam conhecer melhor o seu futuro campo de atuação, e assim construir uma experiência significativa na área educacional. Na medida da realização das atividades vão produzindo reflexões críticas sobre a realidade escolar e a importante função do professor como educador.








0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››